Avançar para o conteúdo principal

Traumatologia Forense

 Corresponde ao Estudo de caracteres médico-legais de lesões presentes nas vítimas, causadas por agentes/energias lesivos (as). E é justamente por meio de uma análise criteriosa desses traumas (resultados de uma ou mais ações capazes de gerar uma lesão), que o profissional forense terá embasamento para esclarecer como ocorreu a morte de um indivíduo e até mesmo quanto tempo decorrido após essa morte, em casos que não podem ser medidos por outros meios.

Nesse sentido, caros seguilegais, França explica que:
"A traumatologia forense ou lesionologia Médico-Legal estuda as lesões e estados patológicos imediatos  ou  tardios,  produzidos  por  violência  sobre  o  corpo humano,  nos  seus  aspectos  do  diagnóstico,  do  prognóstico  e  das  suas implicações  legais  e  sócio –econômicas. Além disso, trata-se também das mais diversas modalidades causadoras desses danos."

Outrossim, Vanrell (2002) conceitua:

  • Lesão - Alteração do corpo, seja ela funcional ou morfológica, no local que houve a troca de energia
  • Agentes/Energias Lesivos (as) - São formas de energias capazes de prejudicar um organismo.

Tipos de Agentes/Energias Lesivos (as)

  • Mecânicos
  • Químicos
  • Biodinâmicos
  • Físicos
  • Mistas
Obs: tais agentes terão em comum a produção de problemas à integridade da vítima

Agentes/Energias de Ordem mecânica

  • Atuam com base a energia mecânica, a qual modifica um corpo em movimento ou em repouso, para o transformar em agente agressor e assim produzir em, todo ou parte de, um outro corpo: Lesões
  • Atuaçãoagem diretamente sobre a superfície atingida por meio de:
- Pressão
- Deslizamento e Pressão
- Choques, que podem ser ou não acompanhados de deslizamento

Tipos de Lesões Simples:

  • Punctórias: Mecanismo de ação por pressão-penetração em um determinado ponto. Instrumento: Perfurante. Ex.: Prego, alfinete, estilete, agulha, etc.

Lesão punctória produzida por agulha de calibre grosso em hospital



  • Contusa: Mecanismo de ação por um choque, com pressão contendo ou não deslizamento. Instrumento: Contundente. Ex.: marreta, cassetete, martelos, bastão, pedra, muro,  chão, pedra, etc.
Lesão produzida por "tijolada". // Fonte: malthus.com.br


  •  Incisa: Mecanismo de ação ocorre quando o deslizamento > pressão. Instrumento: Cortante. Ex.: Navalha, linha de cerol, folha de papel, lâminas de bisturi e de gilete, estilhaços de vidro, etc.

Tipos de Lesões Mistas:

  • Pérfuro-contusa: Agem por pressão-penetração, num determinado ponto/massa perfurando-o e o contundindo. Instrumento: Pérfuro-contundente. Ex.: ponteira de guarda-chuva, ponta de grade, chave de fenda, projéteis de arma de fogo.
  • Pérfuro-inciso: Agem por pressão-deslizamento, num determinado ponto/linha, através de sua ponta e gume, seccionando os tecidos. Instrumento: Pérfuro-cortante. Ex.: canivetes, facas, estiletes, espadas, etc.

  • Corto-contusa: Agem por pressão-esmagamento, numa linha/massa, assim eles não só cortam, como também contundem a região por influências de seus pesos. Instrumento: Corto-contundente. Ex.: Enxada, foice, machado, dentes, facão, etc.
  • Lacero-contusa: Agem por compressão. Instrumento: Lacero-contundente. Ex.: Acidentes com automóveis, trem, etc.

Agentes/Energias de Ordem Química

Conforme Vanrell (2002), são energias liberadas pelo sistema durante uma reação química, a qual pode agir externamente ao organismo ou internamente por meio de venenos. Ex.: Substâncias Caústicas (sodas, potassa), Substância Corrosivas (ácidos), entre outros.


Agentes/Energias de Ordem Físico-Química

Vai existir um somatório de energias, Energia Química + Energia Mecânica o que pode resultar em asfixia - onde o ar é impedido de passar pelas vias aéreas, o qual pode ainda resultar em alterações sanguíneas. Ex.: Afogamento, Estrangulamento, Enclausuramento, etc.

Fonte: Pebmed.com.br

Agentes/Energias de Ordem Bioquímica

Aqui se insere as Energias que agem em conjunto, tanto químico quando biologicamente. Ex.: Desnutrição Alimentar, inanição.
Fonte: http://keystagewiki.com/

Agentes/Energias de Ordem Biodinâmica

São resultados de complexos e inúmeros determinantes. Ex.: Estado de coma, Choque, Síndrome da falência Múltipla de Órgãos.
Fonte: http://super.abril.com.br/

Agentes/Energias de Ordem Física

Resulta de ações que podem lesar a integridade física do corpo. Ex.: Temperatura, luz, som, pressão atmosférica, radioatividade e eletricidade.
Queimadura. // Fonte: Revista brasileira de anestesiologia


  • Temperatura: se divide em calor ou frio.
1. Calor:
Intermação - Geralmente ocorre pelo calor excessivo em locais sem a devida ventilação.
Insolação - ocasionada pelo calor ambiental, como por raios solares intensos, o excesso de vapor de água, a ausência de renovação de ar, além de considerar patologias preexistentes no metabolismo do indivíduo.

2. Frio:
Pode levar a vítima a sofrer com danos no Sistema nervoso, delírios, perturbações, congestão, isquemias, sonolências, e até mesmo à morte - em situações mais graves.
  • Eletricidade:
1.Fulminação: Agem de modo letal.
2. Fulguração: Quando a ação causa apenas lesões.
Obs: Quando causa danos de morte, se assemelha às ações de eletrocussão.

Agentes/Energias de Ordem Mista

Compreendem um complexo grupo de energias, que podem levar a morte ou somente causar lesões corporais. Ex.: Fadiga, doenças parasitárias, doenças decorrentes de certas profissões, acidentes de trabalho e quaisquer outros tipos de atrocidades.
Fadiga. // Fonte: blog.drconsulta.com


Queilite Actínica, decorrida da grande exposição a raios solares. // Fonte: odontologiavirtual.com



E ai, gostou do tema de hoje? Fica ligado que próxima semana temos mais! Sinta-se à vontade para deixar seus comentários, dúvidas e pedidos para próximos temas aqui no Blog da Laol-Ufma. Ah! Antes que me esqueça, tem novidade pintando na área, então vem com a gente e fiquem ligadinhos para as cenas dos próximos capítulos!!!

Aproveita e segue a gente no Instagram: @laolufma

Texto de Traumatologia Forense por Kananda Fernandes
Edição por Kananda Fernandes
Colaborador Bruno Martins 
Post no Instagram por Raysa Pinheiro

Referências

FRANÇA, Genival Veloso de., 10 ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

KUSS, J. C.; LIPKA, R.; BRIDI, C. N.; COLAÇO, M. R.; SANCHES, C. A IMPORTÂNCIA DA TRAUMATOLOGIA NA ELUCIDAÇÃO DO CRIME. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 5, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/1191. Acesso em: 2 abr. 2021.

VANRELL, J.P. Identidade e Identificação. In: Vanrell, J.P. Odontologia Legal e Antropologia Forense. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Traumatologia Forense: Agentes Perfurantes e Cortantes

Agentes Perfurantes Fala seguilegais, no conteúdo de hoje vamos tratar das características dos Agentes Perfurantes ! Os instrumentos perfurantes são aqueles que, em suma , possuem a forma cilíndrica ou cônica , dotados de ponta e sem gumes . Geralmente,  correspondem a agentes longos, finos, pontiagudos , cuja secção transversal é menor se comparada a seu comprimento. Atuam sob pressão em único ponto e penetram a superfície , por afastamento dos tecidos atingidos. Isso significa que tais  artefatos não cortam, apenas perfuram a pele, tecidos musculares e até mesmo órgãos , agindo sempre por afastamento das fibras elásticas da pele. O trajeto das lesões depende da pressão e do tamanho do objeto usado, as quais podem terminar em fundo de saco por serem penetrantes, dado o predomínio da profundidade do ferimento em detrimento do diâmetro do mesmo. Sendo assim, os agentes perfurantes podem se dividir em dois tipos, a depender do calibre que possuem: 1.   Instrumen...

Marcas de Mordida

A investigação das Marcas de Mordida se configura como uma das principais formas de identificação humana, servindo de contra prova para incluir e/ou excluir possíveis suspeitos. No conteúdo de hoje iremos abordar as características de interesse para a odontologia legal e as limitações das marcas de mordida. Fonte: Malthus.com.br As marcas de mordida são lesões corto-contundentes ou apenas contundentes  causadas pela força exercida dos dentes na pele de indivíduos vivos ou cadavéricos, além de superfícies inanimadas. Onde o mecanismo de ação se dá ao fechar a mandíbula, seguindo de posterior sucção (pressão negativa) da pele e a ação de uma força contrária impulsionada pela língua (Beckstead, Rawson & Giles, 1979). As marcas deixadas na pele podem apresentar formatos:  circulares ou ovalados com a marca da maxila e mandíbula iguais em forma de ferradura (U). As extremidades dessas marcas podem apresentar características particulares que dependerão da força, formato, taman...

Rugoscopia Palatina

 Rugoscopia Palatina é o estudo das pregas ou rugas palatinas localizadas no terço anterior da mucosa do palato, cujo objetivo é contribuir ao processo de Identificação Humana, onde   tais pregas são analisadas de maneira sistemática, quer seja no indivíduo vivo, quer seja no morto. Vale ressaltar a você, caro leitor, que essas rugas se originam do tecido conjuntivo denso da submucosa.  Fonte: Sanarsaude.com O conjunto de cristas lineares presentes no palato são chamadas de Rugosidades Palatinas,   as quais aparecem no 3° mês do período embrionário e, assim, permanecem invariáveis ao longo da vida do indivíduo (persistindo até mesmo vários dias após a morte). Inicialmente o método de estudo das pregas do palato fora proposto pelo pesquisador Trobo Hermosa (1932), o que impulsionou, anos mais tarde, grandes estudos sistemáticos desse método. Hoje falaremos das duas  Classificações  mais utilizadas:   1- Carrea (1937) 2- Martins-dos-Santos(1946) C...