Corresponde ao Estudo de caracteres médico-legais de lesões presentes nas vítimas, causadas por agentes/energias lesivos (as). E é justamente por meio de uma análise criteriosa desses traumas (resultados de uma ou mais ações capazes de gerar uma lesão), que o profissional forense terá embasamento para esclarecer como ocorreu a morte de um indivíduo e até mesmo quanto tempo decorrido após essa morte, em casos que não podem ser medidos por outros meios.
"A traumatologia forense ou lesionologia Médico-Legal estuda as lesões e estados patológicos imediatos ou tardios, produzidos por violência sobre o corpo humano, nos seus aspectos do diagnóstico, do prognóstico e das suas implicações legais e sócio –econômicas. Além disso, trata-se também das mais diversas modalidades causadoras desses danos."
Outrossim, Vanrell (2002) conceitua:
- Lesão - Alteração do corpo, seja ela funcional ou morfológica, no local que houve a troca de energia
- Agentes/Energias Lesivos (as) - São formas de energias capazes de prejudicar um organismo.
Tipos de Agentes/Energias Lesivos (as)
- Mecânicos
- Químicos
- Biodinâmicos
- Físicos
- Mistas
Agentes/Energias de Ordem mecânica
- Atuam com base a energia mecânica, a qual modifica um corpo em movimento ou em repouso, para o transformar em agente agressor e assim produzir em, todo ou parte de, um outro corpo: Lesões
- Atuação - agem diretamente sobre a superfície atingida por meio de:
Tipos de Lesões Simples:
- Punctórias: Mecanismo de ação por pressão-penetração em um determinado ponto. Instrumento: Perfurante. Ex.: Prego, alfinete, estilete, agulha, etc.
- Contusa: Mecanismo de ação por um choque, com pressão contendo ou não deslizamento. Instrumento: Contundente. Ex.: marreta, cassetete, martelos, bastão, pedra, muro, chão, pedra, etc.
- Incisa: Mecanismo de ação ocorre quando o deslizamento > pressão. Instrumento: Cortante. Ex.: Navalha, linha de cerol, folha de papel, lâminas de bisturi e de gilete, estilhaços de vidro, etc.
Tipos de Lesões Mistas:
- Pérfuro-contusa: Agem por pressão-penetração, num determinado ponto/massa perfurando-o e o contundindo. Instrumento: Pérfuro-contundente. Ex.: ponteira de guarda-chuva, ponta de grade, chave de fenda, projéteis de arma de fogo.
- Pérfuro-inciso: Agem por pressão-deslizamento, num determinado ponto/linha, através de sua ponta e gume, seccionando os tecidos. Instrumento: Pérfuro-cortante. Ex.: canivetes, facas, estiletes, espadas, etc.
- Corto-contusa: Agem por pressão-esmagamento, numa linha/massa, assim eles não só cortam, como também contundem a região por influências de seus pesos. Instrumento: Corto-contundente. Ex.: Enxada, foice, machado, dentes, facão, etc.
- Lacero-contusa: Agem por compressão. Instrumento: Lacero-contundente. Ex.: Acidentes com automóveis, trem, etc.
Agentes/Energias de Ordem Química
Agentes/Energias de Ordem Físico-Química
Agentes/Energias de Ordem Física
- Temperatura: se divide em calor ou frio.
- Eletricidade:
Agentes/Energias de Ordem Mista
E ai, gostou do tema de hoje? Fica ligado que próxima semana temos mais! Sinta-se à vontade para deixar seus comentários, dúvidas e pedidos para próximos temas aqui no Blog da Laol-Ufma. Ah! Antes que me esqueça, tem novidade pintando na área, então vem com a gente e fiquem ligadinhos para as cenas dos próximos capítulos!!!
Aproveita e segue a gente no Instagram: @laolufma
Comentários
Enviar um comentário